Entenda Como é Feita a Rinoplastia

Melhorar a aparência do nariz, ou acabar com defeitos de estruturas anatômicas que dificultam a respiração, não é nenhum problema hoje em dia. Esse artigo veio para esclarecer como é feita a rinoplastia, a responsável por resolver essas questões.

A rinoplastia é uma cirúrgica plástica que tem fins tanto estéticos, para dar ao nariz uma aparência mais harmoniosa com o rosto, quanto para correção de disfunções, como desvio de septo ou carne esponjosa.

Qualquer pessoa insatisfeita com o formato do nariz pode fazer essa cirurgia, de preferência que ela seja maior de idade.

Detalhes Sobre Como é Feita a Rinoplastia

A rinoplastia engloba algumas etapas que começam antes da cirurgia em si.

Primeiro, o processo começa com uma consulta, em que o paciente vai relatar qual problema o aflige, para que o médico conclua se a cirurgia será somente estética ou se vai visar à resolução de algum problema estrutural do nariz.

Na consulta, o médico pode solicitar exames de rinoscopia, nasofibroscopia ou mesmo um raio X, mas caso seja necessário, ele pode pedir outro mais específico.

Técnica Cirúrgica da Rinoplastia – Como é Feita a Rinoplastia

Durante o processo cirúrgico, a técnica poderá ser tanto a rinoplastia aberta quanto a rinoplastia fechada.

Na rinoplastia aberta é feita uma incisão que fica na parte inferior à ponta nasal. Já na rinoplastia fechada, a incisão é feita no interior do nariz, o que exige uma alta qualificação de quem que vai executar o procedimento.

Caso o paciente precise, será feito o tratamento da asa nasal, que pode ser executado com qualquer uma dessas duas técnicas. Quanto às cicatrizes, elas ficarão escondidas no sulco nasal, pois a incisão é feita nas laterais do nariz.

O uso de tampões no nariz também se faz preciso, caso o cirurgião perceba que seja necessário. As cicatrizes, mais uma vez, não serão um problema, pois elas ficarão imperceptíveis em pouco tempo.

E por falar em tempo, a duração dessa cirurgia vai de 1 a 3 horas. Vale lembrar que a rinoplastia é de baixo risco, desde que o profissional seja capacitado.

O que acontece durante a cirurgia de rinoplastia?

Na hora em que a cirurgia é realizada, o paciente estará deitado na maca. Em seguida, ele é sedado pelos médicos e recebe uma anestesia local.

Já durante o procedimento, os médicos vão fazer uma remodelação no nariz conforme o necessário. É bem provável também que eles façam uma raspagem ou enxerto, para aumentar ou diminuir certas partes do nariz.

Dependendo do que foi conversado entre o paciente e o médico, este decide se a rinoplastia será aberta ou fechada. No caso de redução de giba, só é preciso apenas fazer um lixamento do local.

No caso de a cirurgia for a rinoplastia aberta, um corte é feito na columela para que o cirurgião tenha visibilidade na área a ser operada, pois o revestimento do nariz será “levantado”.

Na rinplastia fechada, não são feitas incisões externas, e o cirurgião terá bem menos visibilidade da área a ser operada.

Pós-Operatório da Rinoplastia

Após ter feito a cirurgia, alguns cuidados são indispensáveis para que a recuperação e o resultado final sejam satisfatórios. Cabe ao paciente tomar cuidados como:

  • Não tocar a região que passou por operação;
  • Não retirar o curativo antes do prazo estipulado pelo médico;
  • Usar soluções nasais, caso o médico recomende, para desobstruir e limpar o nariz;
  • Proteger o nariz ao dormir, usando o travesseiro para manter a cabeça elevada;
  • Não dormir de lado;
  • Não dormir de bruços;
  • Manter repouso total durante os primeiros sete dias;
  • Evitar comer alimentos que exijam ou forcem muito a mastigação;
  • Não assoar o nariz;
  • Não abaixar nem levantar a cabeça rápido demais.

Agora que está claro como é feita a rinoplastia, agendar uma consulta com um profissional é o próximo passo a ser dado.

Sobre Fice

Veja Também

Procedimento De Fios PDO

Como Funciona O Procedimento De Fios PDO?

Tratamentos faciais na moda não é uma coisa recente, mas hoje, um dos mais badalados …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *