É comum haver uma confusão entre miniabdominoplastia com abdominoplastia, como se a primeira fosse uma versão menor da segunda. Sendo assim, como saber se a primeira é realmente a necessária?
Bom. Esse artigo veio para tratar com profundidade a cirurgia de miniabdominoplastia, então o foco será dado totalmente a esse assunto, deixando a abdominoplastia mais de lado, mas não totalmente.
O que será visto são informações como: o que é a miniabdominoplastia, em que casos ela deve ser feita, em quais condições, se ela pode vir acompanhada de algum outro tratamento e se ela também corrige o umbigo.
O Que é a Miniabdominoplastia e em Que Casos Ela Deve Ser Feita?
A miniabdominoplastia é um tipo de cirurgia menor, mas menor não comparada à abdominoplastia. Trata-se de uma cirurgia apropriada para flacidez pequena, ou flacidez leve, como se queira dizer, para retirar o excesso de pele.
Esse tipo de cirurgia é feita apenas na flacidez que fica localizada na região abaixo do umbigo e é aplicada em situações como:
- Pacientes que se mantiveram no peso ideal ou poucos quilos acima quando estavam na gestação;
- O paciente está com o peso ideal à anatomia dela ou próximo disso;
- Para quem não está apto a passar pela cirurgia de abdominoplastia, justamente por falta de flacidez acima do umbigo;
- Quando os músculos reto abdominais não estão muito afastados;
- Quando o paciente tiver a indicação para fazer.
No caso de haver flacidez acima do umbigo, aí se aplica a abdominoplastia. Nesse caso a incisão vai ser mais longa e servirá apenas para quem apresenta já um quadro ligeiro de obesidade.
Em Quais Condições a cirurgia de abdomen posso fazer?
Somente quando o paciente apresenta quadros de saúde em boas condições. Problemas como pressão alta e diabetes devem estar controlados. Estar com o psicológico em ordem também é essencial.
Outras situações também impedem que a miniabdominoplastia seja realizada, como:
- Exagero no peso;
- Problemas cardiovasculares;
- Problemas pulmonares;
- Problemas de metabolismo;
- Problemas psíquicos;
- Falsas expectativas quanto à cirurgia;
- Uso de tabaco;
- Engravidar pouco tempo após a cirurgia;
- Envelhecimento;
- Perda de peso muito significativa.
Vale ressaltar que não é possível aproveitar essa técnica com a finalidade de perder peso, nem para tratamento contra a obesidade.
A Miniabdominoplastia Pode Ser Acompanhada De Algum Outro Tratamento?
Sim. Esse tipo de cirurgia plástica pode ser feito com a lipoaspiração, nesse caso também conhecida como minilipoabdominoplastia.
Mas nem sempre. Às vezes a lipoaspiração é inviável ao tratamento e é ineficaz, até trazendo mais riscos à cirurgia, se o paciente apresentar um peso muito acima do ideal.
No caso de a linha da cintura apresentar acúmulo de gordura, a lipo não é um risco. Até ajuda o corpo a ter uma forma melhor.
É Possível Fazer A Correção Do Umbigo Por Meio Da Miniabdominoplastia?
Essa cirurgia por si só, não, pois ela tem apenas o objetivo de retirar a pele que somente está abaixo do umbigo, e não ao redor ou acima. Nesse caso, a onfaloplastia é a solução.
Mas o paciente que tiver excesso de pele abaixo do umbigo também quiser aproveitar para realizar a correção do umbigo, ele pode fazer os dois procedimentos. Basta conversar com o médico, para que este dê ou não o aval.
Embora todas essas situações acima deem detalhes sobre quando pode ou não pode ser feita essa cirurgia plástica, nada substitui uma avaliação do cirurgião. Ele é o mais indicado para esclarecer essas e mais outras dúvidas que sempre surgem.
Sendo assim, agendar uma consulta com o Dr. Rummennig Albuquerque é um bom primeiro passo para se ter certeza qual tratamento deve ser feito.